quarta-feira, 20 de maio de 2009

RT - Rio Preto Te Despreza

Gente, estamos lisonjeadas e levemente libidinosas com esse texto, praticamente dionisíaco, escrito pelo nosso amigo Luciano Alvarenga. Nossa emoção foi tamanha que republicamos aqui, na integra, essas palavras totalmente excelentes.



Que razão explica o sucesso de público e ao mesmo tempo a intensa preocupação de determinados setores da sociedade em descobrir quem está por detrás do blog “Rio Preto te Despreza”. O humor provocativo, aliás a melhor característica do humor, começa com o insólito título do blog.

Mas quem Rio Preto despreza? E por que Rio Preto desprezaria? É claro que o fato de o blog ser anônimo é o que mais incomoda quem se incomoda com ele. É antiga no Brasil esta coisa de produzir textos apócrifos ou com pseudônimo; uma maneira, eficiente, de se proteger numa sociedade sempre marcada pelo desmando de coronéis e amigos do rei. Numa sociedade em que as oportunidades são distribuídas como benesses por quem tem o poder, ainda mais num contexto (interior do Estado) em que todos se conhecem, manter-se anônimo é uma forma de levantar qualquer discussão ou crítica não comprometendo a própria existência.

O que desespera em quem se vê como personagem citado e ironizado no humor produzido pelo RPTD, é que não possui meios de evitar ou impedir que o humor seja feito, estas pessoas estão desarmadas. Não há como demitir do emprego, nem demitir o irmão, nem pressionar os pais, nem fazer uma lista negra com os nomes malditos, simplesmente por que não se sabe quem são. Mas o pior para quem se vê desmascarado pelo humor daquele blog é o fato de não se poder fazer uma campanha de desqualificação dessas pessoas. Tendo em vista que os que são ironizados são quase sempre os que teriam meios coloniais de impedir que o mesmo seja feito, acaba que o RPTD consegue atingir seu objetivo – criticar pelo humor.

Mas certamente que a maioria esmagadora dos que acessam aquele blog são de pessoas (excluídas dos símbolos e signos do sucesso) que se sentem vingadas nas piadas e gozações patrocinadas por quem está ou estão, nos bastidores do blog. É claro que quem assiste pela TV e revistas os “chiques e famosos” que muitos desejariam ser, sente-se vingado pelo humor cáustico produzido pelo pessoal do blog. Mas existe outro elemento importante a frisar.


A ironia produzida pelo blog tem trazido a tona determinadas verdades sobre pessoas, esquemas, empresas, que até então era discutida apenas na cozinha da casa de cada um que, experimentava agruras, tristezas e raivas sozinhas, mergulhadas na própria solidão. Aqui, duas questões se impõem primeiro a de que “nem tudo são flores” como querem muitas vezes que acreditemos e que o colunismos social vende a bom preço. É evidente a quem queira ver que, as pessoas por trás do blog querem desmascarar a idéia de Rio Preto como terra de oportunidades; é nítido o descontentamento “destes” profissionais com a situação a que chegou as coisas na cidade, no país e no mundo. Em segundo lugar, o fato de que o blog tem sido o único lugar que pessoas competentes, que estudaram, se dedicaram e que não encontram reconhecimento ou nem mesmo espaço profissional na cidade onde moram. Eles querem fazer pagar o preço por terem se preparado profissionalmente e estarem descartados e supérfluos, sejam em termos salariais, ou de oportunidade.

A explícita demonstração do descontentamento está em atazanar pessoas que vivem de produzir imagens fantasiosas de si mesmas, enquanto pessoas reais apertam-se num segundo plano vivendo desbotadamente uma juventude profissional semi-empregada. O Rio Preto te Despreza é um entre muitos fenômenos que vem emergindo pelo país e que trazem um grande rancor pelas promessas não cumpridas, pelos discursos mentirosos de felicidade para todos e oportunidades sem fim. A crescente violência que cresce nas ruas e pela internet como se vê em sites e Orkuts criados apenas para agredir pessoas, é uma evidência disso.

Para terminar. As pessoas não vão, depois de passarem anos ouvindo o discurso do sucesso e do consumo, aceitar mansamente que elas não servem são o excesso a ser descartado.


24 opiniões capivarísticas:

João Paulo disse...

achei mara!

Anônimo disse...

ADOREEEI!hahahahaha não precisa dizer mais nada

Anônimo disse...

Nunca havia me manifestado neste blog. Sempre o admirei e acompanhei passivamente e "risonhamente", mas não posso me furtar de comentar o texto do sociólogo. Como não tenho a mínima retórica, me resumo a dizer que as palavras dele são "magnificamente sábias".

Anônimo disse...

putz... sem cometários... a se todos pudessem ler esse texto.

Anônimo disse...

GÊ-NI-AL!

Anônimo disse...

GÊ-NI-AL!

Marquinhos disse...

Deve ter uma "colunista" aqui se mordendo de inveja. Agora só faltava ela vim aqui e falar que o Luciano Alvarenga comentou dela primeiro, bem a cara dela mesmo.
O que eu esperava do Beck quando chegou em Rio Preto, estou vendo a Capi fazer. Só espero que ela também não "venda" a sua alma para o high.

PARABÉNS CAPI !

intelektus disse...

é isso ai, falou tudo!

Anônimo disse...

Legal seu comentário Markinhos. Esses site é a expressão dos "sem voz" dessa city. Tomara que todos os colunistas leiam o texto do Luciano Alvarenga, quem sabe eles reflitam sobre o monte de baboseiras que eles produzem sobre o lado "lindo" da cidade.

Anônimo disse...

huahuahu daqui a pouco a gente vai ler: "gentiii o Luciano Alvarenga escreveu no meu blog primeiro" uhahua só faltava essa...

lau disse...

O MAIS PROVAVEL QUE VAI TER CERTA COLUNISTA FALANDO"PARA PQ ELE ESCREVEU PRA MIM PRIMEIRO" e PELO QUE ANDEI VENDO E COMENTANDO, TEM GENTE QUERENDO SER AMIGA DAS CAPIS, PQ AS CAPIS TA ROUBANDO A CENA EM RP.]
COITADOS DE QUEM SAO NOTICIAS RUINS AKI

ISSO AII CAPI, INOVANDO SEMPRE!

Anônimo disse...

Gente ate os grandes elogiam o RPTV.
Nunca vi isso em blog e orkut de nenhum outro colunista diferenciado.
Logo se ouve: " ele postou no meu blog primeiro" coisas de quem não sabe ficar por baixo.

Anônimo disse...

olha essa frase dele
"A ironia produzida pelo blog tem trazido a tona determinadas verdades sobre pessoas"

uiiiiiiiii! que alfinetada aryanonima.

Anônimo disse...

acho q o texto do sociólogo deixa ainda mais explícito o espaço q as capis vem ocupando na cidade...

Anônimo disse...

Boa matéria essa do Luciano. Como colunista e escritor ele é bom. Mas como professor...
Parabéns Capi's

Ary Garcia disse...

O bom é que vocês nunca se esquecem de mim ... ADORO!
Quando parar vai perder a graça.

Anônimo disse...

isso aqui tá cada dia melhor...

Anônimo disse...

caramba... esse é o retrato exato e em alta resolução do que é Rio Preto. Acho que nem nosso querido ex-prefeito Romano Calil conseguiu tanta clareza ao descrever o perfil de "parte" da nossa cidade, parabéns ao autor....

Anônimo disse...

huahuahuahuahuahua

Anônimo disse...

RONALDOOOOOO

Anônimo disse...

aryane se achando sem poder é o the best!
kkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

muuuuuito bom! capis tbém é cultura. parabéns pelo texto luciano alvarenga, show!

Jeff Santanielo disse...

to emocionado.

Ary Garcia disse...

Eu não me acho, vocês que me procuram!! :)**

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru