quarta-feira, 20 de maio de 2009

Trilogia Alvarenga - Vale muito a pena ler

Ecoando ainda o assunto Luciano Alvarenga, a gente não podia deixar de citar o que chamamos de "Trilogia Alvarenga". São três textos que vão profundamente desvendando o desprezo de Rio Preto, a High, colunas sociais e tudo o que isso implica. Ficamos maravilhadas com o texto. Tanto que escrevemos isso para o autor, assim que acabamos de ler a trilogia:

Querido amigo, esse foi, sem dúvida, o texto mais brilhante que já lemos sobre Rio Preto!

Estamos aqui embasbacadas, com respiração ofegante e olhos arregalados com sua maestria, inteligência e brilhantismo em suas palavras. Impar! Nem por meio das nossas piadas e brincadeiras conseguimos se diretas de maneira tão inteligente.

As palavras nos faltam, desculpe. Mas é que a emoção de ler esses texto e compreender filosoficamente, mesmo, aquilo que a gente sentia, aquilo que de certa forma a gente percebia, mas nunca, nem pra nós mesmas, conseguimos exteriorizar ou interpretar tão claramente, mexeu verdadeiramente com a gente.

Antes achávamos que você era inteligente. Hoje percebemos que você pode ser um sábio, o que é muito diferente. É aquele e tipo de pessoa que realmente faz diferença na existência de uma sociedade! Parabéns amigo, e nos sentimos mais do que gratas por lembrar da gente, na hora de escrever essas palavras! Obrigada!

14 opiniões capivarísticas:

smackpot disse...

alvarenga, meu caro (e barato) alvarenga. Rio Preto irá te desprezar! Rá!

Si disse...

aaeee capi...ganhando destaque heim...hahahahha

Ary Garcia disse...

Concordo com o tom em que foram explicitas as sensações do autor.
... olhar caótico, instigante, abusado, cítrico porém verdadeiro.

Gostei muito.

Anônimo disse...

Nunca havia me manifestado neste blog. Sempre o admirei e acompanhei passivamente e "risonhamente", mas não posso me furtar de comentar o texto do sociólogo. Como não tenho a mínima retórica, me resumo a dizer que as palavras dele são "magnificamente sábias".

Anônimo disse...

parabéns professor...

Anônimo disse...

É.. palavras de um sociologo... porem.. palavras...os "chiques e famosos"de rio preto não sao simplesmente esta imagem q vc os ve..a realidade é bem outra... tem muito chique q se dedica a causas sociais.. q não gostam de badalação..e outro detalhe... quem não gosta de colunismo social, de chiques e famosos... é só não ler.. cada um na sua.. pq tem muita gente q tbm não gosta de sociologia.. ideologismos frustrados....parabens pelo texto, porem redigir sem viver o dia a dia dos tais chiques é muito vago..

Anônimo disse...

Bom, sobre a opinião da pessoa aí acima, acredito que ela não tenha "captado" a mensagem que o sociólogo passa. Pelo menos pra mim o texto fala não das pessoas que tem dinheiro, são empreendedoras e com isso conquistaram riquezas, mas justamente do contrário, fala de chiques e famosos que fantasiam suas próprias realidades para apenas terem o status inútil da visibilidade social. Respeito sua opinião, mas é preciso entender as entrelinhas do que o sr. Alvarenga escreveu. Tbém tenho uma condição social bacana, mas nunca fiquei divulgando por aí os países q eu conhecó ou viajo, as roupas q eu uso, a comida e a marca do meu vinho. É disso q o sociólogo trata, de ostentações cuja causa são pura carência...

Ary Garcia disse...

Ele também disse:

... mas certamente que a maioria esmagadora dos que acessam aquele blog são de pessoas (excluídas dos símbolos e signos do sucesso) que se sentem vingadas nas piadas e gozações ... É claro que quem assiste pela TV e revistas os “chiques e famosos” que muitos desejariam ser, sente-se vingado pelo humor cáustico produzido pelo pessoal do blog.


Entendam que ele falou de vários tipos de pessoas, inclusive de quem acessa, e muuuuuuitos se encaixam nesse perfil.

Anônimo disse...

Capi, vai censurar meu comentário sobre o Beck? Não quer comprar briguinha com ele?

Anônimo disse...

Acompanho o trabalho do Luciano, recebo os email e vejo as entrevistas dele...mais uma vez tá de parabéns, pena que nem todos vão conseguir entender essas palavras...

Anônimo disse...

Acompanho o trabalho do Luciano, recebo os email e vejo as entrevistas dele...mais uma vez tá de parabéns, pena que nem todos vão conseguir entender essas palavras...

Anônimo disse...

Pois é aryanonima, vc disse td, "pessoas que se sentem vingadas em piadas e gozaçoes"
nem preciso dizer quem é motivo de piada aqui no blog das capis né?
E se vc nao se importasse, tanto com esse blog, não ficaria dando f5 pra poder se defender aqui,e como ja li em posts anteriores, vc disse que o RPTD, é de quinta, pode ser de quinta, mas vc mesma é uma leitora assidua.

Ary Garcia disse...

Os operadores têm que rever o conceito do blog.

Eu só posso orar e pedir à Deus misericórdia!

Anônimo disse...

Recebo certos textos em minha mãos, realmente são algo de se orgulhar pelo fato de ter um professor que no meio de chiques e famosos ou pessoas que tentam ser isso, leva este texto e a dicussão sobre tal. Não sei se o melhor é ver os que não admitem que nossa cidade há pessoas futeis ou os que falsamente discusam palavras que no final nem lembram do que falaram pois era apenas uma ideia criada no momento para descarta la depois, afinal era só um momento de fuga da humilhação.
No fundo nós lemos, observamos e saimos dando gargalhadas e acenando

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru