quarta-feira, 22 de abril de 2009

Denotando pouco caso


Do site do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo:


TV TEM insiste em manter irregularidades na empresa

Funcionários da TV TEM de Sorocaba estão recebendo palestra sobre segurança no trânsito. Eles estão atuando como motoristas para fazer matérias, reforçando a tese de que jornalistas e cinegrafistas da emissora estão cumprindo dupla jornada e desvio de função.

Em todas as suas praças principais (Sorocaba, Itapetininga, Bauru e São José do Rio Preto), a emissora de TV do Grupo Traffic (do jornalista J Hawilla), obriga seus jornalistas a esta prática, uma das mazelas trabalhistas que o Sindicato dos Jornalistas denunciou em janeiro deste ano ao Ministério Público do Trabalho – MPT.

Dirigir a viatura da emissora não é atividade prevista na função de jornalista, tampouco os profissionais foram preparados para desempenhá-la. Sem contar que têm de pagar do próprio bolso eventuais multas por estacionamento irregular ou mesmo excesso de velocidade.

Como relatou um colega da TV TEM, “se houver qualquer dano no veículo ou mesmo um acidente de trânsito, somos obrigados a pagar o conserto e isso não é justo!”. “Já estamos cansados de tomar bronca da chefia, que reclama de perda de falas ou imagens para a concorrência”, desabafa um colega que, além de fazer ‘passagem e produzir o texto da reportagem’, capta imagem com a câmera em tripé ou nos ombros e ainda dirige a viatura! Esse acúmulo absurdo de funções é cada vez mais comum nas emissoras da TV TEM.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas, José Augusto de Oliveira Camargo, isso prejudica o profissional. “Uma equipe de reportagem de TV era composta de cinco profissionais, incluindo o motorista. Hoje, apenas um faz todo o trabalho e isso não tem nada a ver com as novas e modernas tecnologias, mas, lamentavelmente, com a ganância desmedida dos empresários da comunicação.

“É preciso que as empresas parem com essa ilegalidade. Não é tarefa dos jornalistas dirigir viaturas com equipamentos e muitas vezes com os colegas exaustos do trabalho”, afirma Guto Camargo. “Jornalista precisa estar preocupado em fazer matéria, sua produção e não em conseguir local adequado para parar o veículo e mesmo se vai ou não tomar multas de trânsito!”

O resultado dessa prática pode ser visto pelo público, que percebe a perda de qualidade da cobertura jornalística.

Fonte:
http://www.sjsp.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2248&Itemid=1
Bafãoooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!! Caso alguém da diretoria da TV TEM tenha alguma coisa a dizer sobre esse episódio pode escrever pra gente. Adoramos um barraco virtual!

4 opiniões capivarísticas:

Anônimo disse...

tem certeza que essa é a única irregularidade que a tv tem, tem? fuça pra vc ver...

Anônimo disse...

qdo eu digo q tv tem so´ tem fachada, as pessoas acham que sou invejoso!
ta vendo...

Anônimo disse...

Onde anda o "todo poderoso"J . Hawilla que não vê isso?

Anônimo disse...

e ganhando pouco mais de mil conto é f*** kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru